-
Verminoses
Publicado em 2012-08-22 12:20:49 por Dr. Luiz Antonio Balarin -
O ser humano, assim como os animais, pode, frequentemente, ser acometido por doenças que são ocasionadas por parasitas microscópicos, ou mesmo macroscópicos, que terminam por habitar principalmente o interior do aparelho digestivo, determinando sinais e sintomas mais ou menos intensos, dependendo do grau de infestação, idade, ou segundo o grau de agressividade do verme causador.
Muitas vêzes entram pela pele de indivíduos que transitam descalços em solo onde foram depositados dejetos humanos ou de outros animais. Mas, frequentemente, a contaminação se dá por meio de alimentos contaminados, ou por má higiene de quem os prepara ou ingere.
A lavagem inadequada de frutas, legumes e verduras, ou mesmo a cocção ineficaz dos alimentos, podem deixar vivos ovos que darão origem a larvas nos intestinos e outros órgãos.
Dependendo da idade da pessoa, do grau de infestação e do tipo de verme, podem aparecer sinais e sintomas como cólicas abdominais, flatulência ("gases"), alterações do hábito intestinal (obstipação, diarréia, etc.), inapetência, fraqueza, palidez, anemias, e muitas vêzes sintomas que podem sugerir gastrites, úlceras gastroduodenais, colecistites e até pneumonites, visto que muitas vêzes ciclos de alguns vermes se fazem a nível pulmonar.
Quando não se vive em locais de maior incidência de parasitoses, é frequente o diagnóstico ser deixado de lado, ainda mais que o parasitológico de fezes é baseado no pêso específico dos ovos dos vermes, e se não se faz em três amostras distintas, em que pelo menos uma delas seja liquefeita, fica difícil a detecção, se a infestação não fôr grande.
O tratamento deve ser tanto curativo como preventivo. Preventivo com cuidados de higiene adequados, tanto no calçar dos pés como no lavar das mãos, lavar adequadamente alimentos e utensílios, e, às vêzes, até esterilizá-los, se necessário. Deve-se também saber escolher o local onde se come, pois a contaminação pode vir daí. O tratamento curativo hoje em dia é simples e quase sempre sem efeitos colaterais. Pergunte ao seu médico.
Luiz Antonio Balarin, nascido em Jundiaí, em 1950. Sempre estudou em Jundiaí.
Em 1969 ingressou na Faculdade de Medicina de|Jundiaí, sendo aluno da primeira turma, que se formou em 1974.
Sempre trabalhou com Medicina Generalista, atendendo desde crianças até idosos.
Trabalhou no GAME, Jundiaí Clínicas, Hospital de Caieiras, Hospital e Maternidade Jundiaí, Hospital de Psiquiatria e Higiene Mental de Jundiaí. Prestou serviços médicos em diversas empresas como SU, Eletroquimica, Helacron e outras.
Foi médico concursado no Posto de Saúde de Campo Limpo Paulista, onde trabalhou por 8 anos, atendendo Pediatria, Tisiologia, Dermatologia Sanitária e Obstetrícia.
Trabalhou por 13 anos na Prefeitura Municipal de Jundiaí, concursado, atuando em grande parte das UBSs e Prontos Atendimentos, atendendo Clínica Geral, Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria.
Desde 1976 tem seu Consultório Médico , atuando como médico Generalista, atendendo em todas as áreas em que sempre foi requisitado nos locais onde trabalhou, quer sejam particulares ou públicos.
Faz parte de sua formação fazer permanentemente cursos de atualização e reciclagem nas principais áreas de atuação.